Você está aqui: Página Inicial / ADMINISTRAÇÃO: do imaginário a prática propositiva

ADMINISTRAÇÃO: do imaginário a prática propositiva

por comunicacao publicado 09/09/2017 08h25, última modificação 26/09/2017 11h33
Carta do Presidente do CRA-MA! Feliz Aniversário!

Profissional da administração, 

Hoje, 9 de setembro é nosso aniversário de 52 anos de idade. Profissão que nasceu na área pública, tinha como fato gerador a busca da melhoria dos serviços e a possibilidade de tornar as organizações emancipadas da ineficiência e da burocracia. Ainda embrionária, a luta persiste e não apenas com a preocupação precípua de racionalizar e tornar eficaz as organizações, mas na busca de ser desmistificada e dada acreditação para os profissionais da administração.


Nesse momento, passamos por problemas que assolam a sociedade brasileira e que nos colocam desafios para superar esse tsunami da embriaguez mórbida da corrupção desenfreada, do ganho fácil e sorrateiro. São acontecimentos difíceis de suportar, mas que merecem ser vistos na perspectiva de oportunidades para nos reinventarmos administradores.


A nossa posição deveria ser de destaque enquanto profissionais que estudam os fenômenos organizacionais e verdadeiramente são os atores com a competência devida para atuar, instrumentalizar e construir a racionalidade e a dinâmica da gestão, seja na área pública, privada ou não governamental. A administração não escolhe segmentos ou tipos de empresas; o habitat dela é a organização. Nossa liberdade é a competência! Não somos uma profissão cartorial, até entendo que perdemos as décadas de 70 e 80 oportunidades para legitimar o produto exclusivo, que pudesse ser o instrumento cartorial da nossa profissão. Mas passou e não foi feito. Atualmente, não vejo cenário para essa lógica. Cada vez mais a exclusão torna-se em complementaridade, ou seja, todos podem, basta que se legitimem pela competência. Também não vejo algo propositivo se legitimar somente pelo amparo legal, mas explicar para um acadêmico em administração ou administrador que todos podem exercer aquilo que ele se predispôs a aprender pela imersão do conhecimento e “se formar”, é um tanto melancólico. Importante ressaltar, que temos buscado na negociação e no litígio defender o espaço da nossa profissão.


Estamos à frente do Conselho Regional de Administração – CRA, de forma altruísta e com muita motivação para superarmos desafios do passado, do presente e do amanhã. Com um imaginário pautado na possibilidade de maiores benefícios para os administradores e tecnólogos. O conceito é de pertencimento, está próximo com vantagens recíprocas, de forma dual. Nessa perspectiva, a busca é pela prática propositiva em serviços céleres, com retorno em benefícios e maior aderência as necessidades dos profissionais
Iniciamos nossa gestão no ano corrente, abrindo as portas em dois expedientes, reclamação antiga de nossos pares, tornando possível administrativamente dar maior comodidade aos profissionais. Investimentos em estrutura tecnológica com compras de equipamentos, dando melhores condições de trabalho ao corpo funcional e a Diretoria. Estamos na iminência da implantação do Sistema Integrado de Fiscalização e atendimento – SIFA que representa uma quebra de paradigma na gestão do CRA-MA, propiciando melhor prestação de serviços, com maior acessibilidade às demandas dos profissionais da administração e possibilitando uma fiscalização com efetividade, com informações em tempo real. Qualquer demanda sua ao CRA-MA poderá ser resolvida sem sair de casa; sua visita será para conhecer a nova sede que está prestes a ser inaugurada. Importante salientar, que esses investimentos estão em parceria com o CFA. O projeto interiorização está em prática, nossos administradores e tecnólogos estão em todo Maranhão, logo o CRA deve se fazer presente nos municípios.


Mas, o objetivo nessas poucas palavras é de parabenizar você, pelo nosso dia do administrador. Você que está na labuta nas empresas ou na gestão pública, no mercado de trabalho dia a dia para desempenhar suas funções com maestria e na valorização de nossa categoria, nos orgulha e é papel de quem constrói com competência o seu espaço. Por isso lhe digo um muito obrigado por você está entre nós, legitimando a administração com dignidade.
Abraço fraterno!

Adm. Samuel Melo Júnior
Presidente do CRA-MA

registrado em:
Publicações